Login
SOLICITAR REGISTO
Saon Projectos Instrumentos de Gestão Caminho Conjunto Angola-UE Contactos Notícias
INTENÇÃO DE CO-FINANCIAMENTO DO BANCO EUROPEU DE INVESTIMENTO (BEI) AO PDISA II
Última actualização: 2017-07-26

De 24 a 28 de Julho de 2017, uma equipa técnica do Banco Europeu de Investimento (BEI) visita as Províncias de Luanda, Lubango e Namibe para avaliar a implementação do Projecto de Desenvolvimento Institucional do Sector de Águas (PDISA 2), de que o BEI manifestou o interesse de cofinanciar com o montante de USD 100 milhões.

O objectivo do PDISA 2, é o reforço da capacidade institucional e da eficiência das agências do sector de águas com vista a aumentar o acesso e a fiabilidade do serviço de abastecimento de água.

O financiamento adicional irá financiar a reabilitação da capacidade de produção do abastecimento de água, ampliação dos sistemas de distribuição de água e aumento do número de ligações de água domésticas nas zonas urbanas das nove cidades (as cidades) identificadas como beneficiárias do projecto (Kuito, Huambo, Lubango, Namibe, Ndalatando, Uíge, Malange, Dundo e Luena). A maioria das ligações será nas áreas da periferia urbana das cidades, onde os níveis de pobreza são altos, pelo que se prevê que seja elevado o impacto do projecto em prol dos mais vulneráveis.

Enquanto as actividades apoiadas pelo co-financiamento irão beneficiar todas as nove cidades, a maioria dos novos investimentos ocorrerá nas cidades incluídas na segunda fase do programa de investimento acima referidas. Este cofinanciamento do PDISA 2 pelo BEI pretende também obter a aprovação do Conselho de Administração do banco.

O encerramento do acordo de financiamento esta previsto para 30 de Junho de 2019 para o alinhar com o cofinanciamento do projecto.

Voltar